Direção da Fatec- CB




Comprometimento.

Em nossa comunidade sempre nos deparamos com o grande comprometimento de todos com nossa Instituição, o Centro Paula Souza. Uma das muitas razões de nosso comprometimento é a nossa origem. Nascemos de um sonho de um grande governador de São Paulo, Roberto Costa de Abreu Sodré. Ele era o sonhador e o corpo docente e funcionários eram os criadores. Ele era um apaixonado pelo ensino da tecnologia.

Ele desejava criar algo como o College of Advanced Technology ou Junior College que havia visto nos Estados Unidos, ou o Institute Superiére de Technologie na França. O Centro Paula Souza acabou se tornando uma das maiores glórias de sua administração.

Os primeiros passos para a elaboração do projeto de criação dos cursos de tecnologia começam em 1968 com a nomeação de um grupo de trabalho para estudar a viabilidade de implantação de cursos superiores de tecnologia com duração de dois a três anos. Esse grupo apresentou extenso relatório com propostas de criação de curso superior de eletrônica, nas modalidades de comunicações e na de eletrônica industrial, o de eletrotécnica com máquinas elétricas e o de transmissão de eletricidade, bem como o superior de mecânica com a especialidade desenhista-projetista entre outros.

A segunda comissão, o Grupo de Trabalho para a Promoção do Ensino Tecnológico, tinha a função examinar a possibilidade de instalação e funcionamento de até quatro faculdades de Tecnologia e de sua localização em diferentes regiões do Estado.

Neste momento o governador Abreu Sodré resolve criar faculdade de tecnologia estadual para que pudesse servir de modelo para os municípios e a iniciativa privada. Foi estabelecida uma terceira comissão, presidida pelo professor doutor Oswaldo Fadigas Fontes Torres, e integrada pelos professores dr. Vicente Chiaverini, da Politécnica, e dr. Octávio Gaspar de Souza Ricardo, membro do Conselho Estadual de Educação. Esta comissão trabalhou com toda a documentação produzida anteriormente. Apresentou um projeto de lei e, em seguida, o governador Abreu Sodré criou o Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo, pelo Decreto-lei de 6 de outubro de 1969. Em 24 de novembro de 1969 o governador Abreu Sodré nomeia os integrantes do primeiro Conselho Deliberativo de nosso Centro. São eles: Alberto Pereira de Castro, Einar Kok, José Augusto Martins, Luiz Carlos dos Santos Vieira, Octávio Gaspar de Souza Ricardo e Walter Costa. Nomeia também como primeiro superintendente o professor Octanny Silveira da Mota.









Currículo

Email:
f174dir@cps.sp.gov.br
Facebook


Histórico
Biblioteca Tecnologia em Agroindústria Rua: Amantino de
Oliveira Ramos, 60
Terras do Imbiruçu
Capão Bonito- sp

Coordenação
Secretaria Tecnologia em Silvicultura

Direção
Serviços Gestão Empresarial Telefone: (15) 3542-2654
Das 7:h30 às 23h00